banner bramil 598x90 generico

Publicidade

banner. music

Components

ChefAparecidaO Festival AgroSerra – Da Roça ao Prato, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho, na Praça de Secretário, em Petrópolis, contará com uma série de atividades em clima de roça.

 

Os visitantes do evento poderão aproveitar a já tradicional exposição de produtos artesanais e gastronômicos da região serrana, além de workshops e oficinas gratuitas, ao longo do final de semana.

Entre as atividades, serão abordados temas como sustentabilidade, gastronomia, alimentação saudável e arte. A Chef Aparecida Machado, do restaurante Batata Caramelada, de Secretário, após vencer um concurso gastronômico em 2010 e estagiar em uma escola francesa de gastronomia, comandará um workshop gastronômico no sábado de festival, às 15h30.

Também no sábado, às 11h, a artesã Lucimar Machado ensinará os visitantes do evento a darem um novo destino ao lixo. A oficina promoverá o reaproveitamento de caixas de leite, que serão usadas para o artesanato, e mostrará que além de proteger o meio ambiente, é possível criar lindas peças de decoração a partir do que é comumente descartado.

Às 13h30 do mesmo dia, o projeto de cozinha colaborativa intitulado Agrochef irá promover um intercâmbio gastronômico. Durante duas horas, oito participantes sorteados da plateia serão divididos em duas equipes de chefs renomados da região com um único objetivo: entregar o prato mais saboroso, que será eleito por um seleto corpo de jurados.

No domingo, ao meio dia, os jovens participantes do Projeto Formiguinha, da Associação Amigos da Mata, irão promover um espetáculo teatral para o evento. Para apresentar a peça “Que História É Essa?”, os estudantes participaram de uma oficina de figurinos, para promover a melhor experiência possível ao público.

Segundi no último dia de evento, duas convidadas especiais abordarão o tema saúde e estilo de vida saudável. Gelúsia Vani, proprietária da Gaiatri Produtos Integrais, coordenará a oficina “Receitas Simples para uma Vida Saudável” e, logo após, a Chef Tânia Modolo ensinará os visitantes a produzir seu próprio leite vegano utilizando insumos de baixo custo, com alto benefício para a saúde, como linhaça e alpiste.

As inscrições de para todas as atividades do Festival AgroSerra são gratuitas e poderão ser feitas no próprio evento, na tenda institucional. Confira a programação completa:

Programação

Sexta-feira (27/07)

17h às 23h – Exposição de produtos artesanais e gastronomia da Região Serrana

19h30 – Degustação e harmonização de vinhos

Sábado (28/07)

10h às 23h – Exposição de produtos artesanais e gastronomia da Região Serrana

11h – Oficina: Produção artesanal com caixas de leite – Lucimar Machado

13h30 – Agrochef: Projeto de cozinha colaborativa com chefs locais e cozinheiros amadores

15h30 – Oficina: Gastronomia – Chef Aparecida Machado

Domingo (29/07)

10h às 19h – Exposição de produtos artesanais e gastronomia da Região Serrana

12h – Apresentação Teatral: Projeto Formiguinha, da Associação Amigos da Mata

13h30 – Oficina: Receitas Simples para uma Vida Saudável – Gelúsia Vani

15h30 – Oficina: Produção de Leites Veganos – Chef Tânia Modolo