banner bramil 598x90 generico

Publicidade

Revista vale do cafe publicidade

Musíca & Cultura

teatro imperial sitePara projeto, que será realizado pela Prefeitura, por meio de convênio com a Funarte, 16 profissionais serão contratados.

A Prefeitura está dando nessa semana o primeiro passo para tirar do papel um grande projeto que faz parte do programa de mobilização turística do município: está com inscrições abertas para a seleção de profissionais para o espetáculo “Petrópolis – uma Cidade Imperial”. Há vagas para aderecista, assistente de cenografia, assistente de direção, assistente de iluminação, assistente de produção, assistente de figurinista, assistente de visagista, camareira, cenotécnico, contra regra e atores. As inscrições para o Workshop de Seleção por Competência estão abertas até 17 de abril, por meio da empresa vencedora do edital do projeto no 1/14, a Xdaquestão Produções. A empresa já iniciou os preparativos do espetáculo, que promove a valorização do artista e profissional de cultura. A peça de teatro faz parte de projeto cultural da Prefeitura de Petrópolis, realizado por meio de convênio com a Funarte.

Durante coletiva com a imprensa na tarde desta quarta-feira (15/4), a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira, lembrou que o projeto prioriza a contratação de profissionais da cidade. “Trabalhamos muito para tirar este convênio do papel. Ele contempla mão de obra local, garantindo oportunidade a profissionais petropolitanos ligados a arte e cultura”, disse

Maurício Araújo, responsável pela empresa X da Questão, vencedora da licitação, informou que 95% das vagas serão disponibilizadas para os profissionais da cidade e que esse será o melhor e maior espetáculo contado sobre Petrópolis. Diretor do espetáculo, Paulo Marcos, também destacou a importância da iniciativa. “Percebo que estamos fazendo história. Poucas cidades do Brasil preservam a memória e o patrimônio por meio da arte”, frisou.

O workshop será uma atividade interdisciplinar realizada em dois finais de semana distintos, nos dias 18 e 19 de abril e 25 e 26 de abril de 2015, aberto a todos os interessados que cumpram as regras básicas de seleção, num total de até 100 inscrições. O inscrito deve ter a disponibilidade de 8h por final de semana e 16h totais.

Para realizar a inscrição é necessário solicitar o formulário através do e-mail //br-mg6.mail.yahoo.com/neo/b/compose?to= O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. " target="_blank"><span style="color: windowtext;"> O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , preencher os formulários e enviar currículo completo, portifólio de atuação e foto de corpo inteiro.

Os candidatos que entregarem o material completo e preenchido corretamente vão receber um e-mail e ligação da produção executiva do espetáculo na noite da sexta-feira, dia 17 de abril, confirmando a inscrição e o local da realização do Workshop, que será no Auditório do Centro Educacional Terra Santa, na Rua Monsenhor Bacelar, 590 Valparaíso – Petrópolis/ RJ.

No sábado, dia 18 de abril, o Workshop vai das 9h às 13h e a oficina é sobre “O ator compositor e a ação dramática” com o Dramaturgo e Diretor Paulo Marcos de Oliveira. Serão tratados a construção de personagem, improvisação e jogos dramáticos.

Já no domingo, 19 de abril, serão duas aulas das 9h às 13h, “O ator e a luz” com Pablo Rodrigues que é o Iluminador e vai abordar posicionamento, mapa de luz e cores e “Espaço criativo” com Joana Lavallé, Cenógrafa, que por sua vez vai abordar cenografia e cenotécnica, espaço físico e mobilidade de cenário como elemento dramatúrgico.

No outro final de semana, no sábado, dia 25 de abril, a aula vai das 9h às 12h, e o tema trabalhado será “O corpo como ferramenta da arte”, com a preparadora corporal Priscila Castro, que vai abordar desinibição e busca do prazer de se estar em cena, consciência corporal, expressão corporal e constituição da presença cênica pelo estudo das oposições, do desequilíbrio e do uso diferenciado da coluna vertebral.

O último dia do Workshop é o domingo, 26 de abril e as aulas vão das 9h às 14h. Iniciando a manhã, “A voz como componente da dramaturgia” com a preparadora vocal Maria Cláudia Paladino abordando produção da voz e da fala, aquecimento da voz com exercícios vocais fisiológicos e vocalizes, desaquecimento vocal, treino da respiração, mitos e verdades sobre os cuidados com a voz, expressividade corporal e vocal e dinâmicas corporais associadas aos exercícios vocais. E finalizando, o Workshop “Cabelo e maquiagem como adereços cênicos” com o visagista Renato Venceslau que vai abordar cabelo, maquiagem, auto maquiagem teatral e cores e tendências do Império à modernidade.

Após a realização do Workshop, a seleção dos profissionais será realizada de acordo com as seguintes etapas: participação plena nas 16h de Workshop, confirmação da disponibilidade para o cumprimento da demanda das atividades; engajamento com o projeto; e conhecimento médio para a execução das tarefas.

A avaliação final dos participantes será realizada em parceria entre os palestrantes do Workshop e da Produção Executiva do espetáculo. Os candidatos selecionados para atuarem na equipe do espetáculo serão notificados por e-mail e telefone na segunda-feira, dia 27 de abril de 2015, momento em que será agendada a primeira reunião para contratação oficial.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (24) 2231-9707, (24) 98101-4558 e (24) 99955-2730, do e-mail //br-mg6.mail.yahoo.com/neo/b/compose?to= O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. " target="_blank"><span style="color: windowtext;"> O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ainda na Fanpage da Xdaquestão Produções https://www.facebook.com/XdaquestaoProducoes.

PROGRAMAÇÃO

WORKSHOP DE SELEÇÃO POR COMPETÊNCIA

LOCAL: CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA

Rua Monsenhor Bacelar, 590

Valparaíso – Petrópolis/ RJ

SÁBADO – 18/04/2015 (9h às 13h)

4h – “O ator compositor e a ação dramática”

Palestrante: Paulo Marcos de Oliveira – Diretor

- Construção de personagem

- Improvisação

- Jogos dramáticos

DOMINGO – 19/04/2015 (9h às 13h)

2h – “O ator e a luz”

Palestrante: Pablo Rodrigues – Iluminador

- Posicionamento

- Mapa de luz

- Cor

2h – “Espaço criativo”

Palestrante: Joana Lavallé - Cenógrafa

- Cenografia e cenotécnica

- Espaço físico

- Mobilidade de cenário como elemento dramatúrgico

SÁBADO – 25/04/2015 (9h às 12h)

3h – “O corpo como ferramenta da arte”

Palestrante: Priscila Castro – Preparadora Corporal

- Desinibição e busca do prazer de se estar em cena

- Consciência corporal

- Expressão corporal

- Constituição da presença cênica pelo estudo das oposições, do desequilíbrio e do uso diferenciado da coluna vertebral

DOMINGO – 26/04/2015 (9h às 14h)

3h – “A voz como componente da dramaturgia” (9h às 12h)

Palestrante: Maria Cláudia Paladino – Preparadora Vocal

- Produção da voz e da fala

- Aquecimento da voz com exercícios vocais fisiológicos e vocalises

- Desaquecimento vocal

- Treino da respiração

- Mitos e verdades sobre os cuidados com a voz

- Expressividade corporal e vocal

- Dinâmicas corporais associadas aos exercícios vocais.

2h – “Cabelo e maquiagem como adereços cênicos” (12h às 14h)

Palestrante: Renato Venceslau - Visagista

- Cabelo

- Maquiagem

- Auto maquiagem teatral

- Cores e tendências do Império à modernidade