banner bramil 598x90 generico

Publicidade

banner. music

Musíca & Cultura

Museu Petropolis siteUma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a prefeitura do Rio de Janeiro fez o lançamento, nesta quarta-feira (14), do Passaporte dos Museus Cariocas como parte das comemorações dos 450 do Rio.

O passaporte nada mais é do que uma caderneta de bolso com informações sobre 43 museus, com a qual seus portadores terão acesso gratuito às instituições em dias específicos da semana.

Na opinião do presidente do Ibram, Carlos Roberto Brandão, mais importante do que a questão financeira envolvida, é o estímulo a visita aos museus que o passaporte proporciona.

“É uma tentativa de nos articularmos com o público do Rio de Janeiro, de fomentar a visita aos museus. Cada museu aderiu voluntariamente e ficou livre para fazer sua proposta de gratuidade. O público vai ter, então, acesso aos museus. Com o passaporte, que vai ser carimbado a cada visita, as pessoas terão uma lembrança para guardar dos museus que visitaram nos 450 anos do Rio”, disse Brandão.

O Museu Imperial de Petrópolis, que também aderiu o projeto estará disponibilizando a partir de hoje (15), passaportes aos moradores da região interessados em visitar os museus e conhecer um pouco mais da história preservada em diferentes instituições espalhadas pelo Rio e arredores.

Todas as quartas o Museu Imperial de Petrópolis oferece a oportunidade de um tour gratuito e moradores da região podem normalmente realizar o passeio de graça.

A tiragem inicial do Passaporte dos Museus Cariocas é de 50 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em seis pontos: museus Nacional de Belas Artes, da República, de Arte do Rio, Aeroespacial e Centro Cultural Banco do Brasil, além do Imperial em Petrópolis. A iniciativa permanecerá durante todo o ano, encerrando apenas no dia 31 de dezembro de 2015.

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro

Museu Aeroespacial

Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Sulacap – Rio de janeiro

Museu da República

Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro

Museu Nacional de Belas Artes

Av. Rio Branco, 199 – Centro – Rio de Janeiro