banner bramil 598x90 generico

Publicidade

Revista vale do cafe publicidade

cratera br040A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, acompanha o serviço de preenchimento da cratera aberta na BR-040 (Rio-Juiz de Fora), na altura do quilômetro 81, na Comunidade do Contorno. O reparo foi iniciado na quarta-feira (16) pela Concer, que administra a rodovia.

Ao todo, serão utilizados 2,5 mil toneladas de pó de pedra para estabilizar as paredes do buraco. Os trabalhos de sondagem e de monitoramento, que vinham sendo realizados por uma empresa contratada pela Concer, serão retomados em outros trechos e obras na rodovia.

De acordo com o secretário de Defesa Civil de Petrópolis, Paulo Renato Vaz, técnicos da prefeitura analisam documentos enviados pela Concer, e a Defesa Civil “aguarda o relatório das frentes de avanço do túnel do desemboque até o último trecho escavado, além dos relatórios da Concer sobre as condições geológicas no desemboque”.

Vaz disse que recebeu da Concer 6.762 arquivos referentes à construção da Nova Subida da Serra, com a duplicação da pista, mas que faltam documentos mais específicos, fundamentais para a avaliação das causas que levaram à abertura da cratera. “Com base nesses documentos, mais o que estamos solicitando, além do resultado de estudos que vem sendo realizados no local, a Defesa Civil verificará que medidas devemos adotar”.

Mão dupla na BR-040 em Petrópolis opera desde a madrugada de sexta 

O trecho de mão dupla adotado na BR-040 em Petrópolis por conta da interdição do km 81RJ entrou em operação pouco depois da meia-noite desta sexta (17). A pista sentido Juiz de Fora, na subida da Serra de Petrópolis, opera em mão dupla, entre o km 81 (logo após o Túnel do Quitandinha) e o km 78. Esse trecho de 3 quilômetros está sinalizado, permitindo o fluxo de tráfego com segurança em ambos os sentidos.

Para quem trafega no sentido Rio de Janeiro, o acesso ao trecho de mão dupla se dá na altura do km 80/RJ. O tráfego segue por mão dupla até o retorno existente pouco antes do Túnel do Quitandinha. O acesso e a saída desse trecho passaram pelas adequações de geometria necessárias. A adequação também permite que ônibus municipais que atendem ao Contorno possam continuar circulando. O trecho em mão dupla não permite ultrapassagens e a velocidade está limitada a 50km/h.

mapa concer

Com informações da Agência Brasil e Concer

Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis/Concer